Projeto dará uso misto para antigo convento

Projeto dará uso misto para antigo convento

Pessoal, qual será o destino do edifício do antigo noviciado Nossa Senhora das Graças Irmãs Salesianas, afinal? A gente passa ali pela rua Moreira e Costa com a rua Gama Lobo e vê toda aquela movimentação na porção abaixo do prédio do convento, onde será construído um condomínio de casas de alto padrão. Tem o nome de Villa Arvo.

Mas e em cima, naquela área de cerca de 5 mil m2 delimitada pelas ruas Moreira e Costa, Clóvis Bueno de Azevedo e Luís Lasanha, que envolve o antigo convento, onde também funcionou por anos campus da Universidade São Marcos? Onde tantos de nós estudamos?

A pergunta, infelizmente, ainda segue sem resposta precisa, segundo a dona da área, a incorporadora Alfa Realty.

De certeza, de acordo com a empresa, apenas que o futuro empreendimento ali será de “uso misto”, isto é, combinará residências e comércios. Esse projeto está em desenvolvimento pela Alfa e, quando pronto, será apresentado ao órgão municipal que cuida da preservação do patrimônio histórico municipal, o Conpresp, para aprovação.

O futuro projeto está sendo elaborado a quatro mãos, segundo a Alfa: pelas arquitetas Sol Camacho, da Raddar Arquitetura, e Ana Ditolvo, da Ambiência Arquitetura, especialistas em arquitetura de patrimônio.

O antigo edifício, construído no estilo neoclássico na década de 1920, é um bem tombado e, por isso, segue orientação das leis que protegem o patrimônio histórico. Por exemplo, ali não pode haver edificação alta, como arranha-céus.

A preocupação é também com a conservação do prédio, se deteriorando dia após dia. Quanto a isso, a incorporadora diz já ter um plano de intervenções emergenciais aprovado pelo Conpresp e que as obras deverão acontecer no primeiro trimestre de 2024.

De acordo com a Alfa, um diagnóstico inicial na edificação mostrou que não há riscos de desabamento.

Gente, vamos torcer para que o projeto em elaboração seja mesmo bom e que, assim, nosso bairro seja preservado com responsabilidade.

 

Foto: Rogério Albuquerque